Início > Eventos, Marquesa de Santos > Último passeio: A Antinga São Paulo da Marquesa de Santos

Último passeio: A Antinga São Paulo da Marquesa de Santos

Fotografia de Domitila já idosa feita por Militão Augusto de Azevedo

Fotografia de Domitila já idosa feita por Militão Augusto de Azevedo

Domingo, dia 3 de novembro a Marquesa de Santos completa 164 anos de falecimento. Nesse dia estarei com a equipe do São Paulo Antiga realizando o passeio “A Antiga São Paulo da Marquesa de Santos”. Será o último passeio deste ano onde contarei, ao vivo, um pouco da história dessa paulista que, conforme o escritor Paulo Setubal: encheu um Império com o ruído do seu nome e o escândalo do seu amor.

Como era a São Paulo da época em que Domitila nasceu? A situação e os diretos da mulher serão explicados ao longo do passeio, bem como detalhes a respeito de seus casamentos, seu poder político, econômico e social.

As vagas são limitadas. Para participar do passeio inscrevam-se em: http://www.saopauloantiga.com.br/passeios/

 

 

 

Anúncios
  1. 11/02/2014 às 14:11

    Olá Pessoal…já que a matéria é sobre a Marquesa…aqui vai um a pergunta…CADÊ OS MÓVEIS DO SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS ????….

    • 11/02/2014 às 16:08

      Espalhados entre museus e colecionadores. Alguns podem ser vistos na exposição no próprio solar.

  2. 12/02/2014 às 11:32

    Paulo, fico feliz em saber que você respondeu o meu comentário pois essa forma digital de conversa não deixa de ser uma atividade de cidadania e respeito…obrigado e espero termos mais outros assunto para discutir…

    Colecionadores !!!!
    Objetos de origem históricas que pertencem ao povo Brasileiro que fazem parte do acervo de objetos nacionais !!! nas mãos de colecionadores !!!
    Vossa Senhoria me desculpe mas isto é caracterizado como desvio de obras de cunho histórico e que deveria estar sob a Tutela do Estado….
    Quanto aos “alguns” objetos que estão no Solar vou te contar uma estórinha de ninar,
    eu tenha uma série de fotografias tiradas em 1975 onde é notável a quantidade de móveis dentro do solar…segundo o site do solar são 800 OS OBJETOS entre móveis e utensílios domésticos…sabe quantos móveis estão expostos 9…..
    Paulo, fico feliz em saber que você respondeu o meu comentário pois é essa forma digital de conversa não deixa de ser uma atividade de cidadania e respeito…obrigado e espero termos mais outros assunto para discutir…

    • 12/02/2014 às 12:08

      Olá Marco, já tentei anteriormente conversar com você a respeito desse assunto, mas como você não retornou meu e-mail resolvi dessa vez aprovar o seu comentário no blog na esperança de podermos discutir esse assunto em público mesmo. Eu entendo o seu desabafo, mas antes de você se indignar com o que julga ser desvio, é necessário saber um pouco da história do local. Em primeiro lugar, o Solar da Marquesa de Santos, que hoje abriga o Museu da Cidade de São Paulo, não foi vendido de “porteira fechada”, a casa foi vendida para a Mitra diocesana, que ocupou o Solar na virada do século XIX para o XX, depois a casa foi vendida para a Cia. de Gás de São Paulo e só na década de 70 ela passou as mãos da prefeitura. A data de suas fotos é de quando o Solar foi sede da Secretaria Municipal de Cultura. Se os móveis expostos são os da Marquesa vieram do Museu Paulista da USP em São Paulo e do antigo Museu do Primeiro Reinado, atual Museu da Moda, no Rio de Janeiro, que foram doados pelos familiares para essas instituições, mas tem muita coisa que está ainda com os descendentes da marquesa e com colecionadores particulares, sem que esses objetos tenham sido propriedade do município ou do estado. Agora, sinceramente? Conheço – interna e administrativamente – muitos museus no Brasil, além de grandes coleções privadas e institucionais, essas duas últimas, mantidas por dinheiro dos próprios donos são, de longe, mais protegidas e preservadas do que muito museu brasileiro. A tutela do Estado, Município ou Federação, não garante a preservação, o cuidado e a exposição de seus bens, uma vez que essas instituições sofrem miseravelmente com a falta de verbas e com falta de pessoal competente.

    • 13/02/2014 às 20:14

      Olá Paulo, obrigado por responder minha manifestação…eu gostaria de te passar
      um comentário do por que da minha indignação..como faço para ter seu email…pois
      o email que você me envia vem como noreply…nao tenho como te retornar via email…fico no aguardo sei que teremos muita figurinha pra trocar e fico feliz…pois consegui mais uma amizade na area…fico no aguardo….abraços
      por favor use meu outro email
      marco.machado.sp@bol.com.br
      abraços

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: